sexta-feira, 26 de junho de 2015

Buddy Holly - breve biografia


Vamos agora a um pouco de história.

Buddy Holly nasceu em 7 de setembro de 1936.

Ainda na década de 1940, quando criança, aprendeu a tocar violino e piano. As bases de um conhecimento clássico de música se apresentarão em seu rock, anos mais tarde.

Aprender música desde cedo certamente fez a diferença na vida de Buddy Holly. Seu pensamento torna-se musical. Sua criação é voltada para a composição de canções. Ao invés da escrita. Ou da marcenaria.

Seu irmão mais velho lhe apresenta o violão. A mudança de Buddy Holly para o instrumento é instantânea. A gravação de musicas de country o levam logo a definir a preferência por um modo de tocar aquele novo instrumento.

No Texas, o country é gênero popular. Não tarda para que o garoto comece a tocar publicamente. Juntando-se a amigos, formava duos e tocava em programas de tevê locais. Sempre country. 

E foi tocando country que ele veio a abrir um show de ninguém mais ninguém menos que Elvis Presley.

O homem que influenciou toda uma geração de roqueiros - Paul MacCartney também credita a Elvis a sua vinda ao rock - foi o ponto decisivo para o jovem Buddy Holly.

O carisma e a rebelião do astro mor do rock dos anos 1950 deram um golpe decisivo para que Buddy Holly abandonasse o country e se tornasse um roqueiro.

Tocando aqui e ali, Buddy Holly começou a ser visto. Até que em apresentação em pista de patins ele é descoberto pelo dono de um selo de discos.

Não muito depois inicia a carreira meteórica de Holly. Inicialmente com banda, depois solo.

Estoura seu primeiro hit, That'll be the day, que figura nas listas de músicas mais tocadas nas rádios e single mais comprado.

A canção tornou-se um clássico instantâneo do rock. E não seria a única.

O fato é que Buddy Holly marcou definitivamente o rock no pouco tempo que teve. (Prova disso? Estamos falando dele!)

Numa carreira que percorreu 1956 até 1959 nos foram deixadas mais de 60 canções, muitas das quais figuram no imaginário do rock 'n' roll. 

Não perca tempo, caro leitor. Conheça este clássico: 




Mais informações sobre Buddy Holly: texto 1, texto 2.

Nenhum comentário: