sábado, 6 de junho de 2015

Buddy Holly - Girl on my mind


A tradição de canções românticas já existia há muito tempo antes da chegada do rock. Muitos tipos de relacionamentos amorosos, trágicos ou felizes, recentes ou antigos já haviam sido postos no imaginário mundial por meio da música, independente de estilo.

O rock surge ainda na década de 1960 como expressão de parte de uma população oprimida e renegada ao que teria de melhor da arte. Convenhamos, arte sempre foi muito caro. Mas neste caso, serviu para o nascimento de uma nova forma de expressão. E junto a ela uma gama nova de perspectivas.

A primeira delas se faz bem clara no nome do gênero: "rock 'n' roll", aparentemente, uma expressão para sexo.

Tão logo o gênero começa a se popularizar, os jovens são os primeiros a abraçá-lo. Ele é tocado nas baladinhas, nas formaturas, nos bares. Então, as canções tem que se adaptar a este público mais jovem. É então que a cara mais popular do rock surge, se espalha, e de verdade se populariza - invadindo até mesmo programas de tevê.

Mas nosso foco aqui é uma música de Buddy Holly. Em Girl on my mind, nos é posta mais uma destas canções românticas em que há um personagem apaixonado comentando sua relação fracassada. Não preciso apontar ao leitor que nada disso era novidade e Holly não foi o primeiro a fazê-lo, certo?

O negócio é que existe algo de diferente em como a canção nos é apresentada que concede a ela um toque a mais. O lamento de um jovem apaixonado logo em seus primeiros versos fica claro: girl on my mind/ please come back to me.

É um pedido, não diferente a tantos outros que já escutamos em nossos anos de rock. O que há de diferente é exatamente a apresentação da história por Holly. Os engasgos em sua cantoria, sua marca registrada, aliás, surgem nesta canção com muito mais frequência. A canção ganha contornos de um lamento choroso, de um garoto que pede o retorno de sua amada aos prantos. Sim, aos prantos. Os engasgos de Holly dão, por fim, a impressão de que ele está a chorar enquanto clama pelo retorno de sua amada.

O choro de Buddy Holly na canção assemelha-se ao de um jovem que parece ter perdido seu primeiro amor. Nada melhor do que para um gênero renegado pelos mais velhos (ele não sabe nem cantar, menino), e escutado somente por quem poderia se identificar com aquele choro.

Nenhum comentário: