segunda-feira, 1 de junho de 2015

Buddy Holly - Learning the Game


Depois de um longo hiato, muito comum no mundo do rock, o blog retorna este ano. Não sabemos até quando, mas tentaremos ficar o máximo de tempo possível.

E para iniciar este retorno do rock que nunca morreu, nada melhor do que uma postagem sobre Buddy Holly, não? O músico que, em 1959, morreu em um acidente de avião aos 22 anos tornou-se um dos nomes mais influentes do gênero. Por quê?, você me pergunta.

As músicas de Holly, apesar de se assemelhar ao rockabilly feito por seus antecessores, buscava alguns detalhes diversos, dentre eles o foco desta postagem que é a relação melodia-letra, ou melhor, forma-conteúdo. O que é isso?

No conteúdo de qualquer obra de arte reside aquilo que é dito: no caso das músicas de rock dos anos 1950, o tema mais comum era o amor. A forma é o como se diz isso. Na canção - termo mais apropriado - temos o sujeito que canta algo, e a música que nos embala numa melodia e harmonia. A melodia deve, então, casar com aquilo que é dito pela letra. Lembre-se, caro leitor, de Garota de Ipanema, nosso clássico nacional.

Na música de Buddy Holly que escolhemos para encabeçar este nosso retorno é uma menos conhecida do público nacional: Learning the game.

Aponto para um detalhe em especial dela:
When she says that you're the only one she'll ever love
then you find that you are not the one she's thinking of

A letra nos mostra um sujeito esperançoso de ser o amor da vida da parceira, mas descobre que não é. A melodia é brusca, pontua bem cada termo, quase como se agressivamente dissesse aquilo rememorando um caso passado a um amigo. Coisa que é sustentada logo em seguida:

Feeling so sad and you're all alone and blue
That's when you're learning the game

A melodia, neste ponto, já faz um caminho diverso. Ela se torna mais suave, quase como se o narrador oculto passasse a mão na cabeça do sujeito com quem conversa dizendo: isso acontece. Até porque, é isso que a letra nos diz (estamos "aprendendo o jogo" do amor). Você se sente mal ao descobrir que ela não te ama, mas é aí que vai descobrindo como é o jogo. Um afago no garoto que acabou de levar um fora, mas faz parte.

E aqui, o link para a canção: Learning the game.

Nenhum comentário: